domingo, 5 de fevereiro de 2012

Time is money

O Super Bowl é o maior evento esportivo dos EUA e que atrai milhões de espectadores ao redor de todo o mundo. Esse evento nasceu em 1966, com a união entre as duas maiores ligas de futebol americano. Nesse ano o campeonato aconteceu em Indianápolis e teve como o campeão os Giants. Essa foi a segunda vitória dos Giants em um Super Bowl. O maior campeão até hoje é o Pittsburgh Steelers, com seis triunfos.

Bem, mas aqui o assunto é publicidade, e nesse quesito o Super Bowl também possui algo a nos oferecer. Uma vez que, esse evento é o de maior audiência nos EUA, ele possui a publicidade mais cara. As empresas dispendem de milhões numa espécie de competição entre os melhores comerciais, sem contar o fato de vencer o desafio de entreter e cativar o telespectador. A média do valor para os comerciais é de US$ 3,5 milhões cada, por isso é essencial aproveitar muito bem o seu tempo e fazer um bom trabalho.
Ontem, durante a transmissão do Super Bowl, me diverti catando alguns comerciais, por aqui. Resolvi então, postar alguns que atenderam aos dois objetivos descritos ali em cima: cativar e entreter, além disso, convencer do seu produto/serviço (o que na minha opinião fica em terceiro lugar, em relação aos outros quesitos).

A marca mais comentada foi a KIA, graças ao seu teaser muito atrativo para os espectadores do Super Bowl (em sua maioria, do sexo masculino). A marca utilizou a modelo Adriana Lima, para ficar balançando uma bandeira por cinco horas. O vídeo rendeu bons pontos para a marca, afinal, ela conseguiu atrair a atenção do público alvo. Um tanto quanto audacioso, não acham?
Segue o vídeo:




Antes de começar os vídeos, gostaria de dizer que esse ano foi um ano de revivals, pois ninguém trouxe algo realmente surpreendente e muitos se mantiveram apoiados em sucessos passados, para citar alguns:

1 – A Wolkswagen decidiu aproveitar o sucesso do menino Darth Vader. Tá, legal, bonitinho, todo mundo riu. Eles até tentaram com um cachorro, o que achei muito bom, mesmo, mas será que precisava de novo do mini Darth Vader?


2 - A Coca-Cola, com os ursos polares. Tá bom que são fofinhos e todo mundo sentiu a falta deles, mas poxa Coca, vocês são os caras surpreendentes. Impress me, please.


3 – A versão “Curtindo a vida adoidado” da Honda, versão Ferris adulto, até que ficou legal, mas como já disse, algo nada além de se aproveitar do sucesso passado, do já conhecido e clássico filme.


Bem, agora os que saíram da sua zona de segurança e apostaram em algo divertido e realmente cativante (não que os outros não tenham sido). Em ordem decrescente.

5 - A Chevrolet resolveu aproveitar a onda do ano apocalíptico e fazer graça com isso (principalmente tirando sarro com seu concorrente, Ford). O legal desse comercial é que não ficou algo tosco e batido. Eles souberam aproveitar 2012. Chevy, você está fazendo isso muito certo.



4 – Alguns podem até querer achar alguma relação com a onda “Crepusculo”, mas a Audi soube trabalhar com a essência da verdadeira história dos vampiros e transformar no melhor do humor utilizando a principal característica do seu carro. Divertido e cativante.


3 – M&M’s seguindo a linha do humor, como sempre. Comercial, rápido, objetivo e engraçado. Gostei.


2- A Doritos soube aproveitar muito bem os seus 30s. Trabalhou com humor, como sempre e a velha história sobre o cão ser o melhor amigo do homem. Nesse comercial, quem oferece agrado para o homem é o cão, invertendo a comum história de recompensarmos os animais. O comercial atende ao seu público alvo, diverte e cativa, além de sugerir uma certa identificação entre ele e o espectador, tudo isso em apenas 30s. Muito bom.


1 - E a vencedora, pra mim, desse ano foi a KIA. Essa soube fazer o dever, entreteve, cativou e mostrou que entende o seu público alvo. Ao som de Mötley Crüe, que homem não teria um sonho desses?


Depois dos que fizeram o dever de casa tem os que não vale nem a pena postar.

1 - Pepsi, muita produção, pouca criatividade. Não gostei.
2 - H&M, o que foi esse comercial? alguém me explica, por que uma marca passa o David Beckham só de cueca para outros homens? Ele é o sonho das mulheres. Acho que faltou trocar uma idéia com a KIA.

Então, qual comercial vocês mais gostaram de ver durante o Super Bowl?

2 comentários:

  1. Genial... A Audi fez uma tiração muito massa com os vampiros. Até nem é tanto Crepúsculo, mas a jogada dos Faróis do carro foram sensacional... Votaria no comercial da Audi.

    ResponderExcluir
  2. Massa o post Jéssica. Na real eu gostei da maioria hahahaha.
    Bem que o carinho podia derrubar a poção mágica em meus sonhos tambem hehehe

    ResponderExcluir