segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Peace, Love, Empathy

Cabelos louros, escorridos e pesados. Olhos azuis tão notáveis, como nunca alguém vira antes. Camisa de flanela. Calça jeans rasgada. Tênis All Star. Uma mente perturbada, porém fértil. Talento musical, nem tanto, mas talento para expressar os seus sentimentos, suas angustias e revolta, ah isso ele tinha de sobra.


Kurt Donald Cobain nasceu em Aberdeen, no dia 20 de Fevereiro de 1967. Ele ficou conhecido por ser o vocalista da banda grunge Nirvana. No entanto, o foco de hoje não é o Nirvana, nem as suas músicas, mas apenas ELE, Kurt Cobain, o homem, a pessoa e não mais o seu sucesso amparado pelo Nirvana. E, talvez um pouco de mim mesma, afinal, eu não seria EU se não conhecesse ELE.

Quem me conhece sabe do meu amor e da minha admiração por esse homem. Quando falamos de Kurt Cobain, isso pode gerar muitas polêmicas, ainda mais quando alguém diz que o admira. Para começar a história, no auge dos meus 13 anos, aquela época em que tudo acontece e parece termos o mundo contra a gente, ELE surgiu. Surgiu com letras confusas, melodias pesadas e divertidas e com tanta peculiaridade e tantas formas bizarras de se expressar, isso acabou por gerar em mim e em uma geração inteira de jovens, muita curiosidade. Posso confessar que no início de tudo eu não gostava muito de ouvir Nirvana, mas aos poucos as coisas foram fazendo sentido, e cada peça da sua história foi se encaixando. A curiosidade virou pesquisa, conversas, muita leitura e análise e ao final de tudo surgiu a identificação. A identificação com ELE. Não apenas com o Nirvana, não apenas com as sua música, mas sim uma grande identificação com o conjunto que tudo aquilo significava e representava dentro da vida do próprio Kurt Cobain.

Bem, decidi que não pretendo resumir a sua vida aqui, muito menos seus motivos, manias, características e peculiaridades, pois isso seria reduzir uma história de 27 anos de conflito, melancolia, frustrações, perdas e conquistas a nada menos que um pequeno drama cotidiano. O mais fantástico DELE é isso, sua complexidade como ser, como compositor, como pai, como marido e principalmente como filho. Kurt Cobain era uma pessoa fascinante, para dizer o mínimo.

Se hoje ele estivesse vivo comemoraria seus 45 anos, junto de sua mulher, Courtney Love e sua filha, Frances Bean Cobain, hoje com 20 anos.
Eu deixo aqui o meu Feliz Aniversário Kurdt! “Forever in debt to your priceless advice”


















Ps: Se alguém tiver interesse em se aprofundar na complexidade do ser Kurt Cobain, eu indico o livro Heavier than Heaven. É uma biografia muito bem escrita, emocionante e rápida de ler.

"Peace, Love, Empathy"

3 comentários:

  1. Kurt era um gênio da música. E só os gênios conseguem fazer de algo simples uma obra prima. Na minha opiniã0 o grande nome da música mundial depois do Lennon, pois combinava musicalidade com um discurso e postura muito interessante frente aos donos do poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Chigo. A simplicidade e o cotidiano fizeram a união das pessoas e possibilitaram a exclusão de qualquer tipo de preconceito, permitindo que TODOS curtissem a música. A genialidade de seres como Kurt Cobain vinha disso, ser simples e permitir uma identificação com o seu público. Bandas como o Nirvana, Os Ramones, etc, proporcionaram a jovens não mais se sentir sozinhos frente ao seu cotidiano e obstáculos. Por isso no Rock 'n roll a simplicidade é tão importante e fundamental

      Excluir
  2. Huau! Acho que nenhum outro cantor se inguala ao Kurt suas músicas seus pensamentos sobre a sociedade seu modo como se vestir e único tinha uma voz incrivel e amava incondicionalmente sua esposa Courtney Love e sua filha Frances Bean Cobain...

    ResponderExcluir